Blog de Viagens

Dirigindo pelo exterior

Dirigindo pelo exterior

August 29
10:33 2009

Fique por dentro de todas as exigência que cada país faz para que os estrangeiros possa dirigir em seus territórios.

Muitos perguntam sobre que condições os brasileiros podem dirigir em países estrangeiros. A melhor resposta é que: não há uma regra única válida em todos os países. Em diversas nações, como o Reino Unido, por exemplo, é possivel guiar somente com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em alguns é necessário o PID ( Permissão Internacional para Dirigir); Em outros, é preciso portar os dois documentos e em alguns casos, como o  Japão, por exemplo, um estrangeiro não pode dirigir em hipótese alguma.

pid

Antes de saber se o país visitado exige a PID para que você possa dirigir por lá, que tal descobrir como tirar ela aqui no Brasil? Para tirar o documento é necessãrio que você compareça ao Detran de sua cidade munido de 2 cópias da CNH, formulário de requerimento da PID preenchido (Obs: para saber onde retirar o formulário, acesse o site do Detran de sua cidade ou entre em contato com ele por telefone) e o comprovante de pagamento da salgada taxa de R$ 174,35. A PID é aceita em mais de 100 países, é padronizado pela Convenção de Viena e dispõe das informações do condutor em sete idiomas.

Vale a dica para quem requisitar a PID: Não esqueça de levar junto sua CNH para comprovar que a Permissão é verdadeira.

Abaixo segue a lista de países que aceitam a PID, segundo o site do Detran-SP:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bileo Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República Checa, Republica Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Sendo exigido ou não naquele país, há uma certa unanimidade: ter a PID sempre ajuda.

Alguns casos especiais

Aruba: o condutor precisa ter entre 21 e 70 anos. Aceita a CNH

Portugal: CNH vale por três meses.

Reino Unido: CNH vale por um ano.

EUA: Melhor levar a PIDe a CNH. Cada estado tem um jurisdição diferente.

Jamaica: Precisa ter 25 anos e exige a PID e a CNH

Suriname: É preciso que o estrangeiro registre a PID ea CNH em um posto da polícia local.

China:Estrenageiros não podem dirigir.

Japão: Proibe estrangeiros de digirir

Canada: Melhor levar a PID e a CNH. E ainda pede uma tradução juramentada da CNH.

Sugira, opine, Participe do Blog de Viagens

Tags
África do SulAlbâniaAlemanhaAmérica CentralAmérica do NorteAmérica do SulAmsterdãAngolaAntes de ViajarArgéliaArgentinaÁsiaAtenasAustráliaÁustriaAutomóvelAzerbaidjãoBahamasBarcelonaBareinBeiruteBelarus (Bileo Rússia)BelfastBélgicaBerlimBernaBolíviaBósnia-HerzegóvinaBrasilBrisbaneBruxelasBuenos AiresBulgáriaCabo VerdeCairoCalifórniaCanadáCaribeCazaquistãoChicagoChileChinaChipreCingapuraColômbiaCoréia do SulCosta do MarfimCosta RicaCroáciaCubaDicasDinamarcaDocumentosDoncasterDoverDubaiDublinEgitoEl SalvadorEmigraçãoEmirados ÁrabesEmirados Árabes UnidosEmirates AirlinesEquadorEscóciaEscócia e País de Gales)EslováquiaEslovêniaEspanhaEspecialEstados UnidosEstôniaEuropaExteriorFederação RussaFilipinasFinlândiaFlorestasFoz do IguaçuFrançaFrankfurtGabãoGanaGenebraGeórgiaGlasgowGréciaGuatemalaGuianaGuiné-BissauHaitiHolandaHondurasHungriaIndonésiaInglaterraIntercâmbioIrãIrlandaIrlanda do NorteIslândiaIsraelItáliaKuala LumpurKuweitLas VegasLetôniaLíbanoLíbiaLisboaLituâniaLiverpoolLondresLuxemburgoMacedôniaMadriMalásiaMaltaManchesterMarrocosMelbourneMéxicoMilãoMinas GeraisMoldáviaMônacoMongóliaMontevidéuMoscouNamíbiaNápolesNew YorkNicaráguaNiceNígerNoruegaNova ZelândiaOriente MédioOrlandoOsloPanamáPaquistãoParaguaiParisPassaportePequimPerthPeruPolinésia FrancesaPolôniaPortugalPortugalPragaRecomendamosReino UnidoReino Unido (InglaterraRepública Centro-AfricanaRepública ChecaRepública Democrática do CongoRepublica DominicanaRepública TchecaRiviera FrancesaRomêniaRoteirosRússiaSan FransciscoSan MarinoSão PauloSão Tomé e PríncipeSeguro ViagemSeichellesSenegalSérvia e MontenegroSevilhaStuttgartSuéciaSuíçaSydneyTadjiquistãoTorontotransportesTravelTremTunísiaTurcomenistãoUruguaiUzbequistãoVarsóviaVaticanoVenezaVenezuelaZimbábueZurique
Share

Related Articles

14 Comments

  1. Gustavo
    Gustavo June 15, 19:40

    Aluguei um carro aqui na Alemanha e tudo o que pediram foi a CNH, não pediram a PID. Fikadika :D

    Reply to this comment
  2. LuisRPP
    LuisRPP July 14, 19:02

    Em Denver-CO, também não precisei de PID.

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author July 15, 09:19

      Olá Luis!
      Sorte sua! Na última vez que estive em Denver, Chicago e LA eles pediram a PID.
      Sem falar que em Milwaukee eu quase não consegui alugar o carro.
      Abraços

      Reply to this comment
  3. LuisRPP
    LuisRPP July 15, 10:03

    Quando estive em Denver, aluguei um carro pela Entreprise e eles falaram que não precisava. Conversa de vendedor, eu acho, mas mesmo assim arrisquei. Cheguei a visitar uma área militar e apresentei minha CNH na entrada. O PID não foi solicitado. Talvez tenha sido sorte mesmo!
    Abraços

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author July 15, 10:50

      Olá Luis!
      E sabe o que é pior, parece que é só comigo.
      Conheço pessoas que também conseguiram alugar carros sem a PID.
      De qualquer forma, eu sempre tenho em mãos. Mal não vai fazer levar um documentos a mais.
      abraços

      Reply to this comment
  4. André Ribeiro
    André Ribeiro July 22, 14:01

    Olá,

    Possuo um Blog com foco em viagens, mais voltado para experiências pessoais e um local para Dicas interessantes que vou encontrando pelo caminho!

    Resolvi escrever um pouco sobre a permissão internacional de dirigir. Utilizei seu site como referência para as excessões, devidamente linkado, claro, espero que não se incomode!

    http://trips.behar.net.br/dirigindo-no-exterior/

    Abraços

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author July 22, 15:25

      Olá André!
      Agradecemos o contato!
      Só pedimos a quem usa nossas matérias que coloque a fonte e o link de nossos posts!
      Abraços!
      Diego

      Reply to this comment
  5. Robson
    Robson August 15, 12:49

    Parabéns aos autores desta matéria e do Blog de viagens.
    Pena que não pesquisei antes . . .
    casualmente tomando um chop com amigos, comentando de viagem futura próxima, um amigo alertou sobre a “carteira internacional de habilitação” e indicou um Despachante.
    O André falou que a taxa é salgada . . . gastei R$ 350,00.
    Mas valeu o custo do Curso: “Como adquirir a Permissão Internacional para Dirigir”.
    E a gratidão ao amigo Givaldo que me alertou sobre tão importante documento, pois ficar refém de autoridade de trânsito sem saber a língua local não deve ser nada fácil ! ! !

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author August 15, 13:39

      Oi, Robson!
      puxa, que pena que você não tinha visitado o site antes.
      Sempre que tiver dúvidas, basta entrar em contato conosco. Basta ir na aba contato, ali em cima e nos escrever, ou deixar um comentário em algum post relacionado. =)
      Abraços!

      Reply to this comment
  6. Gonçalo Manita
    Gonçalo Manita July 11, 11:21

    Olá, na lista não consta a Espanha, gostaria de saber se há necessidade de Carteita Internacional para dirigir neste país? obrigado

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author October 09, 15:44

      Teoricamente precisaria sim da PID na Espanha, mas na prática pouco pedem Eu tenho a minha. Recomendo que você faça. É uma segurança.

      Reply to this comment
  7. Gonçalo
    Gonçalo August 22, 18:54

    A Espanha não consta na lista, isso significa que não há necessidade da PID?

    Reply to this comment
    • Blog de Viagens
      Blog de Viagens Author October 09, 15:44

      Teoricamente precisaria sim da PID na Espanha, mas na prática pouco pedem. Eu tenho a minha. Recomendo que você faça. É uma segurança.

      Reply to this comment

Write a Comment

Deixe um comentário! =)

Desculpas pelo transtorno

Estamos reformulando o site. Pedidos desculpas por eventuais problemas encontrados no site. Muito em breve o Blog de Viagens estará pronto mais uma vez.

Insira seu endereço eletrônico e receba nossa notícias no seu e-mail.

Join 67 other subscribers

Parceiros