Blog de Viagens

Dicas aos futuros lisboetas

Dicas aos futuros lisboetas

September 16
00:04 2009

bannerconexaolisboa

Embora não seja uma alfacinha (nativa de Lisboa), morar na capital de Portugal tem sido uma deliciosa aventura. Já são seis meses aqui e ainda sigo encantada com os prédios antigos e seus intermináveis azulejos, os labirintos de Alfama, o sacudir das roupas nas sacadas floridas. E o que é melhor: desconfio que ainda tenho muito a descobrir. Descobertas do dia-a-dia mesmo, para tornar a vida mais simples, menos burocrática. Porque esteja preparado: o povo português é o mais burocrático do planeta!! Tudo bem que estou longe de conhecer todos, mas digo de antemão que são! Impossível não ser. Irrita. Incomoda.

Bem, mas hoje não pretendo reclamar, afinal Lisboa me presenteia com um lindo dia de verão. Quero, no entanto, dar pequenas dicas ao leitorinhos. São dicas para facilitar o dia-a-dia e, quem sabe, desviar das burocracias. Se é que isso é possível.

Emprego

Sempre têm plaquinhas nos centros comerciais e lojas de rua onde lê-se “precisa-se de colaborador”. Para se candidatar é preciso já ter o NIB e NIF, número de identificação fiscal e bancária, respectivamente. O ideal é encaminhar esses documentos assim que chegar ao país, permitindo que se procure emprego.

Quanto ao currículo, é preciso seguir o modelo europeu, disponível na internet. Quando se procura uma vaga em café ou loja, é importante dizer que já possui vasta experiência, mesmo que não a tenha.

Arco do Triunfo da Rua Augusta em Lisboa

Arco do Triunfo da Rua Augusta em Lisboa

Moradia

Alugar um apartamento é bastante complicado, pois pede-se fiador e o contrato costuma ser de, no mínimo, um ano. Bom, mas nós, estudantes, temos uma opção: os quartos! São inúmeros, intermináveis. Podem ser em moradias nas quais o senhorio (dono) more junto ou não. Os preços variam, normalmente, entre 200 a 250 euros.

Transporte

Funciona muito bem! Faz-se um cartão chamado Lisboa Viva e anda-se de metro à volonté durante um mês por 18,50 euros. Se quiser andar de autocarro (ónibus) também, faz-se um passe combinado e paga-se 10 euros a mais.

Lisboa tem esse charme historico.

Lisboa tem esse charme historico.

Alimentação

Comer fora sai caro. Encontram-se, no entanto, excelentes refeições por 5 euros. Bom, mas tendo em vista que a condição de estudante não nos permite maiores luxos, é melhor fazer as refeições em casa. E essa opção pode ser muito em conta. Aliás, cuidado para não engordar. Os produtos no supermercado são muito baratos. Com 15 euros faz-se um rancho para toda semana. Claro, consumindo n. Se um vinho verde entrar no carrinho, o valor das compras aumenta.

Telefonia

A maioria das pessoas utiliza uma operadora chamada TMN. Ela tem uma opção muito boa chamada MOCHE. Funciona assim: a pessoa carrega 10 euros mensais no celular e pode falar de Moche para Moche gratuitamente, por quanto tempo quiser. Ah, e as mensagens de texto são gratuitas para qualquer TMN. Muitas pessoas optam por esse plano, porque parece ser o mais acessível.

Bela e organizada! Assim é Lisboa.

Bela e organizada! Assim é Lisboa.

Jornalismo

A situação do jornalismo é diferente do Brasil em Portugal. Quando a pessoa se forma, ela precisa estagiar durante um ano em algum órgão de comunicação para poder obter a “carta de jornalista”. Por isso, é muito complicado de conseguir trabalho na área. Como são muitas pessoas se formando e precisando desses documentos, as empresas abusam e não se preocupam em pagar profissionais. Ou seja, é muita mão-de-obra “sobrando”, logo os estágios são, na sua maioria, não remunerados… Aqui no Público, eles me dão uma ajuda de custo de 150 euros mensais. Aqui, todos jornais de Portugal e seus respectivos endereços.

Chope

A garrafa de Imperial (o chope daqui) de 1 litro sai a 2 euros no Bairro Alto, templo da boémia lisboeta. Sede não se passa em Lisboa!

Janaína Kalsing é jornalista, trabalha no jornal Público e reside na bela capital portuguesa.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Deixe um comentário! =)

Desculpas pelo transtorno

Estamos reformulando o site. Pedidos desculpas por eventuais problemas encontrados no site. Muito em breve o Blog de Viagens estará pronto mais uma vez.

Insira seu endereço eletrônico e receba nossa notícias no seu e-mail.

Join 70 other subscribers

Parceiros