Blog de Viagens

Visto para Austrália

Visto para Austrália

March 21
02:00 2010

Kangaroo_Sign_at_Stuart_HighwayA Austrália é um dos destinos preferidos dos estudantes interessados em fazer intercâmbio. Diferentemente da Irlanda, a Austrália exige que o estudante solicite o visto antes de embarcar.

Desta forma, fizemos uma relação com os principais documentos exigidos para a solicitação do visto.

Vale lembrar que você pode freqüentar qualquer curso com menos de 3 meses apenas com o visto de turista. Caso a duração do curso seja superior a três meses, será necessário o pedido do visto de estudante.

Documentos

  1. Exames realizados pelo médico credenciado junto a Embaixada Australiana no Brasil. Clique aqui e veja o médico mais perto de você no Brasil.  Caso esteja em outro país, Clique aqui e escolha a letra do país onde esteja.
  2. Print da reserva da passagem (ida e volta)
  3. 3 fotos 3×4  ou 5×7(dois para o exame médico e uma para o formulário)
  4. Passaporte com 6 meses de validade,  no mínimo.
  5. Imposto de renda completo com os comprovantes de entrega junto a Receita Federal(Caso não tenha declare imposto, entregue a Declaração de Isento) – Cópia autenticada.
  6. CoE – Confirmation of Enrolment, fornecido pela agência onde o curso foi comprada. (O comprovante emitido pela escola de que você pagou o curso!)
  7. Diploma de conclusão de último grau de escolaridade (Obs.: caso esteja cursando faculdade, apresente o comprovante de trancamento de matrícula.)
  8. Carta pessoal explicando os motivos da viagem
  9. Declaração de antecedentes criminais, caso a estadia seja igual ou superior a 1 ano.
  10. Carteira internacional de vacinação contra febre amarela. (Obs.: você deve se vacinar pelo menos 10 dias antes de embarcar e solicitar a carteira nos postos da Anvisa em Portos e Aeroportos do país.)
  11. Formulários 157A e 956 preenchidos.

Formulários para visto

Visto Australiano

Visto Australiano

 

Documentos especiais

Se você for o seu próprio responsável financeiro

  1. Os 3 últimos contracheques, holerites , RPA ou Pró-labores, etc.
  2. Cópia autenticada da carteira de trabalho
  3. Carta da empresa onde trabalha atualmente
  4. Carta de garantia de emprego quando retorne

Caso outra pessoa seja a responsável pelo custeio de suas despesas de viagem, será necessário apresentar esses documentos

  1. Carta pessoal de suporte financeiro com firma reconhecida.
  2. Cópia autenticada do Imposto de renda completo juntamente com o comprovante de entrega a Receita Federal.
  3. Cópias autenticadas dos Três últimos contracheques, Holerites, Pó-labores ou RPA;
  4. Extrato bancário dos 3 últmos meses de uma aplicação comprovando  no mínimo AU$ 2.000,00 por mês de permanência da Austrália;

Observação  importante: Não tente dar uma de esperto. A embaixada sabe tudo. O que muitos estudantes estavam fazendo era colocar o dinheiro do curso e das despesas no banco e retiravam os extratos. Com esse mesmo dinheiro pagavam as despesas(curso, passagem, etc) e comprovavam que tinham o dinheiro no banco.  Por esses motivos, a Embaixada,  só aceita os extratos bancários após a emissão do CoE (Confirmation of Enrolment).

5. Cópia autenticada do  Contrato social da empresa (caso o responsável seja empresário)

6.Cópia do contrato de locação de imóvel (caso o responsável possua algum imóvel alugado)

vistaustralia2

Valores das taxas

Para o pagamento da taxa, a Embaixada da Austrália só aceita cheque administrativo, cheque de pessoa jurídica ou dinheiro. Os cheques devem ser nominais a Embaixada da Austrália e constar um telefone para contato.

Uma dica valiosa: No Brasil, para obter um cheque administrativo é  necessário informar ao estabelecimento bancário o CNPJ da Embaixada da Austrália que é 03973950/0001-90.

A Embaixada não aceita pagamentos de cheques de pessoa física, cheque-correios, Cartão de crédito ou débito, deposito em conta ou vale postal.

O valor da taxa do visto, hoje, está em R$ 899,00. Mas fique atento para a mudança desse valor.

Os exames médicos deverão ser realizados com médicos credenciados junto a embaixada da Austrália. Sendo assim, o valor dos exames e da consulta varia de região para região.

 

Dicas importantes

Carta pessoal

A carta pessoal deve ser simples. Apresente-se, conte um pouco de sua vida, o que faz, faça um resumo profissional e cite seus vínculos com o Brasil; Explique os que você pretende fazer na Austrália; o que o curso vai agregar em sua vida profissional; o motivo de ter escolhido a Austrália e, principalmente,  cite motivos para que a embaixada acredite que você vai retornar ao Brasil, não esquecendo de demonstrar os vínculos profissionais, pessoais, acadêmicos por aqui.

Carta de suporte financeiro

Igualmente a carta pessoal, essa carta é bem simples. Aqui, o responsável pelas despesas do viajante vai se identificar, colocar seus dados pessoais (CPF, RG, onde reside, cidade, estado); Em um segundo momento vai se identificar (se é pai, avô tio, mãe) do viajante e vai dizer que se responsabiliza por todos os gastos do viajante durante a estadia dele na Austrália. Ah! E não esqueça de reconhecer a firma em cartório.

australian_flagSeguro Saúde

O Governo Australiano não exige, mas recomenda que os visitantes viagem com um seguro-saúde. Lá, os estrangeiros não serão cobertos pelo sistema de saúde do governo, exceção feita aos estrangeiros cujos países mantém um acordo recíproco com a Austrália.  Sobre o sistema de saúde Australiano, você pode ler mais aqui.

 

E não esqueça: as medidas de roupas e calçados variam de país para país. Saiba qual a sua clicando aqui e conferindo a tabela que o Blog de Viagens fez para você.

 

Anote o endereço da Embaixada da Austrália no Brasil

A Embaixada funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30. Para pedidos de informações ou acompanhamentos de visto comunique-se com o Departamento de Imigração da Embaixada pelo via fax (61) 224-5777 ou pelo e-mail dima-brasilia@dfat.gov.au.

Embaixada da Austrália em Brasília

SES – Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Conj. K, lote 07
Brasília-DF-CEP 70200-010
Tel. (61)223-7772
Fax (61) 224-5777
E-mail: dima-brasilia@dfat.gov.au
Site: www.brazil.embassy.gov.au

Para mais informações acesse o site do Departamento de Imigração do Governo Australiano  - http://www.immi.gov.au/

O site da Embaixada da Austrália – www.brazil.embassy.gov.au

O site do Study in Australia – www.studyinaustralia.gov.au

Related Articles

2 Comments

Write a Comment

Deixe um comentário! =)

Desculpas pelo transtorno

Estamos reformulando o site. Pedidos desculpas por eventuais problemas encontrados no site. Muito em breve o Blog de Viagens estará pronto mais uma vez.

Insira seu endereço eletrônico e receba nossa notícias no seu e-mail.

Join 77 other subscribers

Parceiros